“…fez ídolos de metal a fim de adorar os baalins. Queimou sacrifícios no vale de Ben-Hinom e chegou até a queimar seus filhos em sacrifício, imitando os costumes detestáveis das nações que o Senhor havia expulsado de diante dos israelitas.”
2Crônicas 28:2-3 NVI
Para quem já se questionou porque Deus usou de violência para tirar o povo da Terra onde os Israelitas tomaram posse. O povo da Terra era cruel e impiedoso, a ponto de queimar seus filhos na fogueira sem motivo nenhum, obedecendo cegamente as ordens de satanás, que sempre se disfarça em outras religiões de acordo com os maus desejos do coração do homem, para o enganar e conduzir ao erro. E como Sodoma e Gomorra não se achava um justo naquela terra.
E o problema de Israel foi a desobediência, a ordem de Deus se limitou a tomar posse da terra, eliminando os que moravam lá , mas eles mantiveram alguns e não tomaram a posse integral, depois continuaram a fazer guerras por conta própria e também lutaram contra aqueles que ficaram na terra e posteriormente se deixaram influenciar pelas adorações repugnantes que conduziram o povo a total desolação .
Trazendo para os dias de hoje, e para a vida moderna e cristã, o que aconteceu no passado foi um simbolismo para que seja exemplo para nós agora, andávamos nas trevas sem conhecer a luz, a maldade e a mentira era algo aceitável nossa bússola moral e o DNA da bondade de Deus que está no ser humano era a única coisa que nos impedia de fazer coisa pior, mas existem sim, os que são chamados joios que se sentem à vontade com a maldade e a mentira e que confessam Jesus não por amá-lo mas com a intenção de manipular pessoas, não entendem o amor de Deus porque não entregaram sua vida a Jesus, não queriam a Deus mas queriam a manipulação dos fiéis, já confessaram de coração e receberam o Espírito Santo e a sabedoria, mas tendo a capacidade de manipular usando a graça de Deus se desviaram do caminho buscando o benefício próprio e confundem os fiéis .
Por isso estudar a palavra insistentemente e obedecer é o único caminho seguro que temos. Desviando de líderes que ensinam o engano. O sistema da igreja pode parecer corrupto, mas não tem como construir uma base para a igreja se reunir sem dinheiro, para o ensino expandir sem organização, sem administração, sem prédios. Mas o diabo continua tentando os fiéis, que tem o coração voltados para si próprio, que olham para os outros com inveja, esses usam a bíblia para julgar irmãos e líderes, questionam a forma q a igreja é administrada. Existem sim, líderes corruptos que conduzem toda a congregação ao erro, por pregação manipulativa, mas existem o remanescente as que desejam expandir o reino, o descurso pode parecer igual mas pelo fruto consegue ver a diferença. A guerra mental aqui é obedecer a palavra onde a terra é fértil, se rebelar contra autoridade espiritual é pecado.
Eu pedi pra Deus me direcionar para a igreja que eu poderia crescer, e ele me conduziu para a que eu estou hoje, nesse lugar eu deixei me rebelar agi contra a palavra e fui parar nas mãos densas trevas, ele me resgatou novamente, hoje eu compreendo os que se desviam e os desigrejados por aí, o espírito de engano entra em qualquer pensamento egoísta e contrário a palavra, quando julgamos alguém entramos em um terreno perigoso, devemos exortar o irmão quando percebemos o pecado, mas devemos nos julgar primeiro pra saber se o que estamos sentindo não é inveja, ou orgulho é na maioria das vezes é o caso, na outra maioria fazemos a mesma coisa que julgamos e criticamos. Se o conselho não é bem recebido, ou se ofende devemos analisar se não somos nós que estamos desobedecendo a palavra, já que ela nos conduz a sermos pessoas agradáveis até o limite onde guardamos a fé e a obediência. Mas o falar deve ser amável, então mesmo na exortação ela deve ser de forma a fazer o irmão se firmar. Mas se você é uma pessoa que nao tem em si moral para exortar porque suas práticas são desaprováveis, deveria focar em trazer o seu pensamento cativo primeiro e isso muitas vezes pode demorar uma vida, a sua servidão a Cristo deve ser em serviços na igreja e ao próximo que vive ao seu redor e não em querer profetizar ou ser pastor, provavelmente esse é um espírito de engano. Só de ter a consciência que pode estar errado já é um passo para o crescimento. Esse espírito de engano atua sempre na vaidade e no orgulho de querer se exaltar acima dos outros, estou trabalhando ele na minha vida agora, e é uma luta diária, dura e resistente.
Muitos cristãos em busca de prosperidade acabam imitando os costumes das pessoas do mundo, eles não entendem que mal isso faz, se agarram a pedaços isolados da bíblia para validarem suas mas ações, como as que dizem que Jesus nos livrou do pecado e da maldição e hoje ainda que venhamos a pecar ele já nos perdoou de todo o pecado e da maldição, sim, de fato todas essas palavras são a pura verdade, mas são parte de uma promessa e em toda a Bíblia desde a criação do mundo as promessas são condicionais a fé, e a fé sem atitude coerente a palavra é morta. O sacrifício de Jesus nos tirou das trevas que Deus criou para que “vendo não vejam, ouvindo não ouçam” , Ele escolhe e o que vemos em toda a Bíblia é que ele escolhe pessoas que tem o coração justo, ainda que nasçam em ambiente totalmente pecaminoso e são ensinadas e conduzidas a fazer o mal desde pequenas, mas o Senhor conhece os corações, o desejo de sair daquele lugar, ele escuta o íntimo do coração e alcança o sofredor.
A salvação não é por esforço, ela foi dada de Graça pela vontade de Deus e não do homem, a graça ela nos da o direito de ter comunhao com Deus, de entende-Lo, de enxerga-Lo, de obedecer sua Lei, a graca nos mostra o caminho, e aplaina esse caminho para nos, ilumina, alisa, coloca sandalias nos nossos pes para que possamos suportar a caminhada, nos carrega nos bracos, nos segura para que nao tropecemos, se nos desviamos ele nos traz de volta. Mas mesmo assim podemos decidir nao ir, podemos decidir ficar parados, ou andar em outros caminhos que nao sao os de Deus.
Ninguem em sa conciencia faria isso depois do nascer de novo, ter os olhos espirituais abertos e experimentar a gloria de Deus, a nao ser que tenha sido enganado e acreditou que poderia alcancar algo ainda melhor, tendo a gloria de Deus e alimentando sua carne com desejos imundos e praticas imorais, e para os que sao zelozos quanto a imoralidade sexual, a mentira, a maledicencia, o orgulho, a ganancia, a profecia enganosa, e o ensino de falsas doutrinas, a glutonaria e as bebedices, tratar os pais sem respeito e abandona-los a propria sorte, se casar com nao cristaos, tambem entram na lista de coisas de desejos imundos e praticas imorais.
Essa e a mentira do diabo desde o inicio, tendo o paraiso todo para desfrutar, o diabo convenceu o homem de que alem disso poderia ter algo maior e melhor, da mesma forma continua convencendo os crentes que podem alcancar algo maior e melhor alem da salvacao e do Reino, indo pra igreja, estudando a palavra, sendo abencoados, mas mentindo quando extremamente necessario, manipulando o culto para que aumente as ofertas, fazendo aliancas com pessoas porque elas tem dinheiro, ou sao bajuladores, e nao so os lideres mas todos o rebanho tambem, aproveitam qualquer oportunidade para maledicencia, rebeldia contra o pastor e as liderancas, disputas por cargos de lideranca, buscando amizades e aproximacao de irmaos para conseguir favores financeiros, tornam-se julgadores e pedintes oprimindo irmaos e chantageando usando a palavra em troca de beneficios, o amor e falso so para parecem generosos em troca de elogios e posicoes, estando mais atentos aos olhares dos homens do que de Deus.
A verdade e que o profeta foi silenciado nessa geracao, porque ao revelar o pecado do povo de Deus, ele e chamado de pessimista, julgador, acusador, e de opressao. O que estamos vivendo hoje, deveria sim ser cultos so dessa palavra ate que todos se arrependam e parem de agir assim, convertendo seus coracoes novamente para Deus.
Nos precisamos entender que so a graca nos basta, nao precisamos de artimanhas do maligno para vencer, Paulo quando estava sendo atormentado por espiritos malignos que o perseguia onde quer que fosse, pediu para que Deus os tirasse, isso seria um ato de violencia, porque se uma pessoa nao quer sair de um lugar precisa de violencia para tirar de la.
So e possivel expelir demonio de uma pessoa que foi possessa contra a sua vontade, sendo enganada para dar legalidade, acreditando que estava fazendo algo para um bem maior e que com isso nao traria dano ou que o dano seria justificado por um conjunto de beneficios, por isso o homem ainda tem acesso a salvacao, e a serpente nao, pois o homem foi enganado, Deus lhe avisou que se comesse morreria, mas a serpente disse que nao morreria e teria muitos beneficios, nao tem relatos biblicos que a serpente foi enganada, ela mesmo sabendo de toda a maldicao contra aquele que pecar ela decidiu pelo caminho do pecado, ninguem a enganou.
Isso significa que existem dois caminhos na estrada do pecado, daquele que comete sem intencao do mal, nao consegue enxergar as consequencias ainda que esteja escrito porque e fraco e os desejos da carne governam sobre ele o tornando cego e surdo, e aqueles que sabem o prejuizo de suas acoes sabem o quanto isso pode destruir a vida de outros, e nao se importam, desde que eles tenham o beneficio ainda que seja a custa do sangue alheio.
Tem o pecador alienado que se deixa ser engando e levado porque nao considera com firmeza a palavra de Deus, mas acredita que pode acumular as bencaos e as vantagens de artimanhas obscuras do pai da mentira, assim como Salomao fez, assim como Adao e Eva fez, e o que acontece quando a verdade e revelada para ele? a questao nao e se pecamos, todos nos cometemos pecados, nos deixamos levar poe engamos na mente, mas quando a luz chega, a revelacao de que estamos fazendo algo contra a vontade de Deus, estamos pecando, temos duas decisoes na nossa frente; ou aceitamos a verdade, nos arrependemos do pecado e mudamos o comportamento, ou negamos o erro, encobertamos com desculpas ou omissoes tentando transformar o errado em certo.
Se tem a conciencia que errou, enxerga o dano causado e mesmo assim nao sente arrependeminto, nao se importa com o sofrimento dos outros e porque deciciu estar do lado maligno, aceitou o diabo como pai, e filho das trevas, nao se importa com a maldade, a crueldadae, o assassinato, vive de inveja, mentira, engano e maldicao.
Porque essas arvores nao sao cortadas de imediato? Porque algumas delas com a aparencia de mal, mas estao vivendo no engano, por fora sao as mesmas acoes, mas por dentro nao existe aceitacao, existe o engano, escondido em varias camadas como uma cebola.
O unico capaz de dissernir o joio do trigo, e Deus que entregou o julgamento nas maos do seu filho, nos podemos conhecer pelas acoes e pelos frutos, mas muitas pessoas nao teram tempo de serem provadas, tendo o coracao purificado suas vidas podem ser ceifadas antes de conseguir demonstrar sua fe.
Outros se fazem de anjo de luz, sao mestres da palavra, mas nao por temor a Deus, mas para imitar o comportamento cristao, para enganar os fieis, alcancarem cargos eclesiasticos para conduzir o povo de Deus ao erro.
Sei que a pergunta que vem a sua mente agora e, porque Deus permite isso? Que seu povo seja enganado? se nao fosse pelo mal, como saberiamos sobre o bem? Mas todos poderiam ser programados pra fazer o bem? Sim, foi isso que Deus fez no jardim do Eden, e faz ate hoje em nossas vidas, ele nos programou para fazer o bem, e se alguem nao consegui enxergar isso, basta olhar ao seu redor, olhar as leis, a sociedade, a educacao dos filhos, o que consideramos inaceitavel nos outros, e o que fazemos quando sentimos culpa. Tudo isso e o programa da bondade que Deus inseriu em nos.
O mal e tudo aquilo contrario a Deus, as pessoas que decidem por esse caminho todas tem o mesmo pensamento, elas querem ser deuses, mas nao com as regras de Deus, mas com o que elas acham que e sua propria regra, mas na verdade todas estao obedecendo e sendo enganadas pela regra de um, que e o diabo.
Nao existe meio termo, existe luz e trevas, bem e mal, Deus e seu inimigo que e o diabo.
O reino dos ceus foi estabelecido, os anjos que servem a Deus e a terca parte que se rebelou e segue a satanas, nos os humanos ainda nao fomos aprimorados, quero dizer, nao recebemos o corpo espiritual, ao qual nao reproduziremos mais, nao teremos sexualidade que e o meio para a reproducao.
“Tudo isso aconteceu porque os israelitas haviam pecado contra o Senhor, o seu Deus, que os tirara do Egito, de sob o poder do faraó, rei do Egito. Eles prestaram culto a outros deuses e seguiram os costumes das nações que o Senhor havia expulsado de diante deles, bem como os costumes que os reis de Israel haviam introduzido. Os israelitas praticaram o mal secretamente contra o Senhor, o seu Deus. Em todas as suas cidades, desde as torres das sentinelas até as cidades fortificadas, eles construíram altares idólatras. Ergueram colunas sagradas e postes sagrados em todo monte alto e debaixo de toda árvore frondosa. Em todos os altares idólatras queimavam incenso, como faziam as nações que o Senhor havia expulsado de diante deles. Fizeram males que provocaram o Senhor à ira. Prestaram culto a ídolos, embora o Senhor houvesse dito: “Não façam isso”. O Senhor advertiu Israel e Judá por meio de todos os seus profetas e videntes: “Desviem-se de seus maus caminhos. Obedeçam às minhas ordenanças e aos meus decretos, de acordo com toda a Lei que ordenei aos seus antepassados que obedecessem e que lhes entreguei por meio de meus servos, os profetas”. Mas eles não quiseram ouvir e foram obstinados como seus antepassados, que não confiaram no Senhor, o seu Deus. Rejeitaram os seus decretos, a aliança que ele tinha feito com os seus antepassados e as suas advertências. Seguiram ídolos inúteis, tornando-se eles mesmos inúteis. Imitaram as nações ao seu redor, embora o Senhor lhes tivesse ordenado: “Não as imitem”. Abandonaram todos os mandamentos do Senhor, o seu Deus, e fizeram para si dois ídolos de metal na forma de bezerros e um poste sagrado de Aserá. Inclinaram-se diante de todos os exércitos celestiais e prestaram culto a Baal. Queimaram seus filhos e filhas em sacrifício. Praticaram adivinhação e feitiçaria e venderam-se para fazer o que o Senhor reprova, provocando-o à ira. Então o Senhor indignou-se muito contra Israel e os expulsou da sua presença. Só a tribo de Judá escapou, mas nem ela obedeceu aos mandamentos do Senhor, o seu Deus. Seguiram os costumes que Israel havia introduzido.”
2Reis 17:7-19 NVI
https://bible.com/bible/129/2ki.17.7-18.NVI
“No entanto, cada grupo fez seus próprios deuses nas diversas cidades em que moravam e os puseram nos altares idólatras que o povo de Samaria havia feito. Os da Babilônia fizeram Sucote-Benote, os de Cuta fizeram Nergal e os de Hamate fizeram Asima; os aveus fizeram Nibaz e Tartaque; os sefarvitas queimavam seus filhos em sacrifício a Adrameleque e Anameleque, deuses de Sefarvaim. Eles adoravam o Senhor, mas também nomeavam qualquer pessoa para lhes servir como sacerdote nos altares idólatras. Adoravam o Senhor, mas também prestavam culto aos seus próprios deuses, conforme os costumes das nações de onde haviam sido trazidos.”
2Reis 17:29-33 NVI
https://bible.com/bible/129/2ki.17.29-33.NVI
Comentários
Postar um comentário