Pular para o conteúdo principal

Deus manipula a nossa decisão?

 Como tomamos decisões ?

É o conjunto de informações, os nossos sentimentos que nos capacitam a tomar decisões. 

Será que Deus pode nos manipular e tomar decisões por nós? 

A Bíblia diz que todas as coisas são lícitas, mas nem todas convém . Manipular a mente de uma pessoa para que ela faça algo contrário ao que ela quer é possível, nós somos matéria e a matéria pode ser manipulada. Nesse sentido a tomada de decisão não é verdadeira, portanto não é justa. 

Se tudo o que fazemos está baseado na vontade de outro, então não somos responsáveis por nossas ações . 

Por isso o livre arbítrio é o orgulho de Deus em toda a criação, isso que torna a criação tão divina, a capacidade de decidir seu próprio destino, seres independentes Dele mesmo, que podem decidir adora-Lo ou não. 

O próprio livre arbítrio é a criação do mal, porque se eu decido adorar e obedecer a Deus é o verdadeiro, o certo, o bem. Mas se tenho a capacidade de não o fazer, não poderia ser verdadeira, se a verdade está Nele, negando Ele não é possível que eu seja verdadeira. Portanto negando a Deus, eu não seria verdadeiro, certo ou bom. 

A legitimidade da bondade de Deus é a existência da maldade e de tudo aquilo que é contrário a Ele. Eu só posso saber o que é bom, porque sei o que é mal. E de fato o mal é ruim, e Deus preferiu isentar o homem de decidir pelo bem e o mal, aprisionou essa informação na árvore do conhecimento do bem e do mal, e imputou ao homem somente a obediência. 

Da mesma forma, o livre arbítrio criado para a liberdade do homem em Deus, pela obediência, ao desobedecer perde sua liberdade de escolha e passa a ser escravo, perde sua capacidade de decisão . Mas escravo de quem? Daquele que decidiu obedecer , Deus nos deu a capacidade de decidir por nós mesmos, mas o diabo ao contrário de Deus manipula nossas vontades para que possamos obedecê-lo. 

Mas o nosso criador rico em amor, perdão e benevolência é que não pode se contradizer, nos obrigando a adora-Lo para o nosso próprio bem já que é Nele que está a alegria de viver verdadeira. Nos mostra e nos convence, não pela manipulação da nossa mente e dos nossos sentidos, mas pela palavra, pela história e pela verdade, para que possamos crer nele.

Deus quer que possamos entender que a capacidade de decisão pertence a nós, e ela da legalidade para o maligno agir em nós, ele não pode agir deliberadamente, porque o nosso maior presente de Deus se chama livre arbítrio, nossa capacidade de decidir, ela é somente nossa. 

Se decidimos adorar ao nosso Deus, e acreditar nele, então ele pode sim fazer morada e nos orientar na verdade. 

Uma mente controlada e manipulada pela mentira, vive na escuridão e na escuridão não é possível enxergar, quando oramos uns pelos outros , oramos para que eles recebam a luz e possam enxergar o engano, mas mesmo assim a capacidade de aceitar ou não é de cada um. 

Tem pessoas que tem prazer no mal, e mesmo sabendo da verdade preferem as trevas, ainda não sei sobre esse mistério, mas sei que não conhecemos o coração do homem.

Nem podemos adivinhar quem vai ser salvo ou não , muitos estão no engano fazem o mal, mas quando conhecem a verdade se arrependem, outros mesmo conhecendo a verdade preferem ficar na maldade. 

Como a bíblia diz pelos frutos nós o conhecemos, existem os que querem fazer o bem, mas pela ignorância não o fazem, mas quando a luz chega se arrependem, e existem aqueles que fingem fazer o bem, manipulando a verdade mas tem completa consciência do que estão fazendo. Eles enganam com muita facilidade, os seus frutos parecem ser de justiça mas levam a morte. 

Deus não manipula a nossa vontade e é por isso que é tão difícil seguir a Jesus, temos que fazer força. Já o diabo ele nos manipula toma nossa capacidade de decidir, com ele não precisamos fazer força alguma ele toma as decisões por nós , e nos conduz ao comportamento que ele quer, não fazemos força alguma só reproduzimos a vontade dele. 

Isso é ruim porque temos a natureza de Deus que é contrária ao maligno, portanto sempre que fazemos o mal nosso corpo sofre nosso próximo sofre, nosso mundo sofre, porque o diabo só quer matar, roubar e destruir , e impõe em nós a capacidade de fazer tudo o que ele quer. 

Nossa proteção contra isso é quando decidimos fazer o bem e obedecer a Deus, assim o maligno perde a autoridade e a capacidade de impor sua vontade em nós , porque decidimos obedecer a Deus. 

Parece óbvio e simples e porque é tão difícil de cumprir na prática? Porque fomos entregue ao engano, já que decidimos por ele desde o princípio da criação . 

SE SOMOS MANIPULADOS APÓS UMA DECISÃO, ONDE ESTA O GATILHO? Qual é o ponto que perdemos o controle? 

“A sabedoria clama em alta voz nas ruas, ergue a voz nas praças públicas, nas esquinas das ruas barulhentas ela clama, nas portas da cidade faz o seu discurso: “Até quando vocês, inexperientes, irão contentar-se com a sua inexperiência? Vocês, zombadores, até quando terão prazer na zombaria? E vocês, tolos, até quando desprezarão o conhecimento? Se acatarem a minha repreensão, eu darei a vocês um espírito de sabedoria e revelarei a vocês os meus pensamentos. Vocês, porém, rejeitaram o meu convite; ninguém se importou quando estendi minha mão! Visto que desprezaram totalmente o meu conselho e não quiseram aceitar a minha repreensão, eu, de minha parte, vou rir-me da sua desgraça; zombarei quando o que temem se abater sobre vocês, quando aquilo que temem abater-se sobre vocês como uma tempestade, quando a desgraça os atingir como um vendaval, quando a angústia e a dor os dominarem. “Então vocês me chamarão, mas não responderei; procurarão por mim, mas não me encontrarão. Visto que desprezaram o conhecimento e recusaram o temor do Senhor, não quiseram aceitar o meu conselho e fizeram pouco caso da minha advertência, comerão do fruto da sua conduta e se fartarão de suas próprias maquinações. Pois a inconstância dos inexperientes os matará, e a falsa segurança dos tolos os destruirá; mas quem me ouvir viverá em segurança e estará tranquilo, sem temer nenhum mal”.”

‭‭Provérbios‬ ‭1‬:‭20‬-‭33‬ ‭NVI‬‬

https://bible.com/bible/129/pro.1.20-33.NVI

Deus nos dá o conselho, e ele espera que nós atendamos a esse conselho, mas temos o livre arbítrio de negar, então ele apresenta as consequências. 

Porque sofremos as consequências da desobediência a Deus? 

Porque ele nos criou pra viver em comunidade, suas regras compreendem na vida harmoniosa da junção do grupo e é por isso que a desobediência quebra esse ciclo de harmonia e consequentemente vai causar o mal ao próximo, e consequentemente o próximo vai causar o mal de volta. 

A desobediência a Deus é a transgressão da criação harmônica e pacífica que ele projetou para o homem viver em grupo. 

Mesmo que não conseguimos enxergar até onde vai as consequências do nosso pecado, sempre vai atingir os outros, e ricochetear em nós . Por isso temos que pagar o preço por ter feito o mal quando desobedecemos a Deus, porque a desobediência significa fazer o mal para alguém direta ou indiretamente, mesmo que não conseguimos enxergar a consequência dos nossos atos, elas existem e foram produzidas a partir de nós e vai prejudicar os outros.

Deus poderia ter destruído a terra e recomeçado novamente, mas ele preferiu pela sua eterna sabedoria, restaurar o homem e dar a oportunidade de mesmo fazendo o que é errado, pudesse se redimir e recomeçar. Mesmo com toda a bagagem de memória do passado e vendo que é algo impossível para ele mesmo fazer, porque é incapaz de alterar as consequências de suas atitudes ainda que tente com toda a sua força e ainda tente manipular as forças que não entende, ele não consegue alcançar o livramento da justiça que o faz pagar pelos pecados cometidos. 

Mas Deus, planejou o livramento Nele, naqueles que o escolherem e o aceitarem como Deus, Ele decidiu livrar os que escolheram acreditar Nele, livrar eles da consequência de seus pecados, ensinar a andar em seus caminhos e estando purificado a para viver em harmonia, colocá-los em Sião, onde só pode ficar quem obedece a sua lei. E por isso a paz e alegria reina. 

E para aqueles que escolheram a desobediência, ele criou o inferno, pode haver paz e harmonia no meio de quem vive para semear discórdia? A escolha de nossas ações definem para onde vamos. 

Onde começam nossas escolhas?

Na nossa mente, a tal da ideia. Nossa vida é corresponder ao comando do nosso pensamento, a maioria pensa que o pensamento vem de nós mesmos, mas existe um universo invisível que nossa mente pode acessar, nós só não enxergamos ele. Esse universo é habitado, sim é lá que mora os seres espirituais por isso o que eu escuto na minha mente, o outro não escuta. Digamos que eu sou a terra, e os outros ao meu redor são planetas habitáveis que existem por aí mas não temos capacidade de nos comunicar com eles, essa é nossa barreira espiritual, nos impede de comunicar entre nós se não for pelos nossos sentidos, aos poucos a ciência está alcançando outras formas de comunicação artificial. Mas os seres mais evoluídos que os seres humanos que são os seres espirituais, eles não tem a matéria como barreira e são seres inteligentes, alguns deles escolheram desobedecer a Deus. Por isso eles usam da capacidade superior primeiro para enganar o homem e depois para escraviza-lo. Mesmo sendo seres superiores ao homem são inferiores a Deus, mas usam da verdade e justiça de Deus para agir. 

O espírito maligno que opera na desobediência não pode tocar no homem se não for pela legalidade permissiva da palavra de Deus que condena o pecado, não o homem. Mas o homem tem o poder de decidir se vai acreditar em Deus, ele foi feito habitação de Deus, mas ao negar seus mandamentos ele expulsa o Espírito e autoriza o maligno a entrar e fazer morada. Na sua mente ele dita seu comportamento, manipula sua saúde, e te usa pra prejudicar os outros. 

E aí que vem o engano do mundo, os homens não enxergam o diabo, do contrário o negaria, ele está na mente mas se esconde na fenda, nas trevas quando fala se esconde na primeira pessoa, as vezes fala na segunda pessoa, e quando as pessoas aceitam a Cristo, ele passa a falar como se fosse Deus para enganar a todos aqueles que ele consegue. Manipula os sentimentos trazendo tristeza, depressão é cansaço. 

Jesus nos mostrou como nos livramos dele, primeiro precisamos reconhecer e discernir o que é bom do que é mal, não nos outros mas em nós. 

Isaías quando estava falando a respeito de Jesus disse;


“Ele comerá coalhada e mel até a idade em que saiba rejeitar o erro e escolher o que é certo.”

‭‭Isaías‬ ‭7‬:‭15‬ ‭NVI‬‬

https://bible.com/bible/129/isa.7.15.NVI

Depois estudar a palavra, é nela que conseguimos discernir o comportamento, nunca podemos depender dos nossos próprios pensamentos ou confiar no nosso coração , porque eles foram habitados pelo espírito de engano por causa do pecado. Mas a palavra serve de guia, mas só a palavra não adianta, tem que ser a palavra através do Espírito Santo, que só podemos receber através do arrependimento de obras mortas e da fé e devoção a Jesus Cristo. 


Oséias 4:6

6Meu povo foi destruído
por falta de conhecimento.
"Uma vez que vocês rejeitaram
o conhecimento,
eu também os rejeito
como meus sacerdotes;
uma vez que vocês ignoraram
a lei do seu Deus,
eu também ignorarei seus filhos.

E Jesus também disse; 

E conhecereis à verdade e ela vos libertará João 8:32

Portanto só a Bíblia através do Espírito Santo é capaz de nos guiar a toda a verdade. 


“Mas, quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e anunciará a vocês o que está por vir.”

‭‭João‬ ‭16‬:‭13‬ ‭NVI‬‬

https://bible.com/bible/129/jhn.16.13.NVI

A Bíblia sem o Espírito é usada para manipulação, e o Espírito sem a Bíblia pode fazer com que os fiéis caiam no caminho do engano, porque não podem confiar apenas nas vozes em sua mente. O diabo se disfarça de anjo de luz, portanto ele vai usar a bíblia de forma parcial para enganar os fiéis fazendo eles acreditarem que estão fazendo a vontade de Deus. 

Nossa capacidade de decisão é baseada nas informações que chegam na nossa mente. E SÓ CONSEGUIMOS ACEITAR JESUS MESMO COM UMA MENTE DOMINADA PELO PECADO E PELO ENGANO POR CAUSA DA GRAÇA DE DEUS. 

O sacrifício de Jesus, deu legalidade para que tivéssemos o acesso a voz do Espírito de Deus que antes do pecado podíamos ter comunhão com ele, mas Jesus que por causa da sua natureza carnal tem acesso ao homem, e por causa da sua pureza espiritual tem acesso a Deus, e por causa da sua morte que é o preço que o homem paga pelo seu pecado. Pagou o preço por todos nós , e isso é justo porque foi por causa de Adão que o pecado entrou na terra e habitou vitorioso até Jesus. 

SE JESUS PAGOU O PREÇO DO PECADO, ENTÃO POR QUE AINDA MORREMOS? 

Porque a carne foi condenada, mas somos seres espirituais presos na carne, antes com a morte da carne o espírito morria com ela, mas agora nosso espírito recebeu salvação, quando a carne morre, nosso espírito fica livre quando ainda na carne cremos em Jesus Cristo e nos entregamos a ele em obediência. 

É POSSÍVEL MANIPULAR MINHA DECISÃO DE ACREDITAR EM CRISTO? 

Manipular é ser usado como instrumento sem vontade própria, isso é o que o diabo faz. 

Convencimento, é ao invés de te obrigar a fazer algo, eu te mostro a verdade, e você decide qual atitude vai tomar. 

Muitos são convencidos por se cansarem de sofrer , entendem que o sofrimento foi resultado de atitudes erradas que não tinham controle sobre isso, e que por mais que tentaram fazer o que era correto o final sempre dava errado, e procurando um caminho diferente se deparam com Jesus, que sempre envia seus servos para acudir os desesperados. Os servos são os crentes. 

Confiar apenas nos pensamentos é algo muito perigoso, e confiar no pensamento dos outros também. Por isso quando oramos a Deus por respostas, e estudamos a Bíblia, podemos dissernir entre direção e engano, e entender o que é obediência. É bíblico buscar conselhos com outras pessoas, mas devemos ficar alertas com as pessoas a qual procuramos conselhos, devemos observar os frutos de nossos líderes espirituais, mas uma vez que escolhemos nossos líderes devemos respeitar e obedecer, isso é segurança , se percebemos que algo não vai bem, oramos em favor deles, mas a rebeldia e julgamento deve ser rejeitada porque isso é fruto da carne e de engano. 

E assim vamos aprimorando nossa capacidade de decisão baseado nos ensinamentos de Cristo. Não de acordo com o que achamos, nossos pensamentos são territórios de guerra, e nosso inimigo está escondido no escuro, o triunfo dele é manipular nossas ações e nossos pensamentos sem que possamos percebê-lo. Do contrario o expulsamos, é por isso que a bíblia diz que o ladrao nao rouba a casa quando o valente está acordado, do contrário não permitiria que sua casa fosse roubada. 

O outro desequilíbrio é por excesso de zelo, negligenciar o próximo, nossa luta não é contra sangue ou carne. Então ao mesmo tempo que protegemos o nosso pensamento e o nosso coração, devemos proteger o próximo que muitas vezes não tem o mesmo nível de maturidade, é quando devemos carregar o fardo uns dos outros e os vários ensinamentos de comportamento que temos em toda a Bíblia. 

TUDO COMEÇA COM A DECISÃO DE ACEITAR CRISTO E ACREDITAR QUE ELE NOS LIVRA DO MAL. 

A partir daí é um processo de conhecimento que vai nos transformando todo dia, a partir da nossa capacidade de reconhecer os nossos erros e nos arrependermos.

O reconhecimento do erro produz um arrependimento que gera em nós indignação do ato cometido, nojo mesmo, isso gera transformações. Quando os erros que cometemos vem a nossa memória, mas por mais que sentimos tristeza, raiva ou remorso, ainda justificamos a atitude, ainda pensamos que fizemos o que era o certo por orgulho ou vaidade de querer estar certo. Provavelmente vamos repetir até que reconhecemos de coração o nosso erro, e deixamos Jesus nos limpar. 

Assim quando decidimos reconhecer e rejeitar o pecado, o Espírito Santo age em nosso favor e vamos sendo purificados de cada atitude que nos envergonha. 

Eu mesmo tenho muitas, e algumas demoraram décadas para que eu enfim me livrasse delas, mas minha confiança em Jesus me conduziu a vitória, e continua me conduzindo em cada área;

- imoralidade sexual e adultério 

-maledicência 

- glutonaria 

-desobediente e amaldiçoando os pais

-falando mal da minha própria irmã 

- rebeldia contra minha liderança espiritual 

-julgando as pessoas, e fazendo as mesmas coisas as quais condeno. 

- pegando emprestado e não pagando

-prometendo e não cumprindo

- sendo um pessimo exemplo de crista aos meus filhos fazendo com que eles se desviasse de Cristo. 

-trabalhando com pessoas corruptas que roubavam o próprio país

- vivendo ilegalmente em um país podendo ser presa. 

Hoje estou colhendo das consequências das minhas atitudes erradas, mas sei que a partir de agora, vou plantar atitudes de obediência para colher em breve os frutos da prosperidade em Deus. 

Eu sei porque isso já aconteceu antes. Andava no mundo das trevas e Jesus me resgatou, em meio a colheita da desgraça comecei a plantar obediência e ele me tirou do mar de lama e me plantou na prosperidade, aí no meio da fartura eu me esqueci dele, e plantei todas as coisas que relatei acima, por isso sei que minha colheita vai ser maior que a primeira, porque agora eu conheço ele não só de ouvir falar, mas na intimidade da sua justiça . 

EU TE AMO TANTO MEU DEUS, minha vida está nas mãos de seu filho Jesus Cristo. Amém ! 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Porquê da oração em línguas

Hoje eu acordei com tanto desejo de orar, mas, quando comecei, minha mente ficou inundada com muitas informações e dúvidas. Sem saber a direção e com um bloqueio mental, comecei a orar em línguas. Senti-me tão guardada, protegida, porque Deus pensou em cada detalhe da nossa vida e preparou tudo o que precisávamos.  Ele sabia que, com a nossa mente sendo invadida pelo inimigo enquanto estamos na Terra, e por causa da nossa fraqueza, teríamos dificuldade em fazer oração. Então Ele enviou Seu Santo Espírito para interceder por nós, em uma língua que não conhecemos, para que não atrapalhássemos a oração com nossa falta de fé. “Da mesma forma, o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus.”  Romanos 8:26-27 Mas Ele precisa da nossa autorização. Ele precisa que...

Nossa ações e suas consequências

Não temos controle sobre o que acontece em nossas vidas, porque são consequências das nossas escolhas. Mas sim, temos controle sobre nossas escolhas — quando escolhemos simplesmente obedecer a Deus porque cremos que Ele é bom e nos quer bem. Mesmo que nossos desejos apontem em uma direção contrária, entramos na promessa d’Ele. As consequências sempre vêm acompanhadas da ação. A Bíblia chama isso de frutos. A semente são nossas escolhas, que seguem com atitudes, mesmo que as palavras que saem da boca possam ser falsas, numa tentativa de esconder a escolha. As atitudes que se tornam as coisas que acontecem ao nosso redor são como árvores. Quando escolhemos algo, plantamos uma semente, que cresce e se torna uma árvore — ou seja, comportamentos e realidades que já não podem ser controladas, porque uma árvore cresce de acordo com a semente. E, quando estamos vivendo determinadas atitudes, ainda não percebemos as consequências. Mas elas virão. Os frutos não podem ser impedidos de aparecerem ...

Dissernimento de Espiritos

  Na Bíblia, o dom de discernimento de espíritos  é um dom do Espírito Santo que permite identificar a origem e o propósito das manifestações espirituais, distinguindo entre o que é de Deus e o que é de espíritos malignos .  É uma capacidade de discernir a verdade da mentira, o bem do mal, e a origem das palavras e ações, ajudando a discernir o caráter das pessoas e a origem das manifestações espirituais.   As escrituras mencionam “discernir os espíritos” como um dom do Espírito (1 Coríntios 12:10.  Significa “entender ou conhecer alguma coisa pelo poder do Espírito . Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus , porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. 1 Joao 4;1 "Os propositos do coracao do homem sao aguas profundas, mas quem tem discernimento os traz a tona." Proverbios 20;5