Sobre pensamentos e intenções
Hoje pela manhã o Espírito Santo estava me falando a respeito de algumas coisas interessantes sobre o ser humano e o poder que Deus deu para ele.
Ele me levou a considerar que ao homem foi dado o domínio sobre todas as coisas.
Versículo bíblico
Então porque alguns homens são mortos por leões enquanto outros os matam?
E há um animal que Deus criou e que o homem não pode destruí-lo, mas Deus mesmo o fez.
Deus deu a capacidade para o homem, àqueles que usam dessa capacidade, conseguem ser bem sucedidos .
A criação de um filho define a capacidade que ele vai ter de acordo com o que ele acredita, e o que ele acredita é algo que só pode ser ensinado pelos pais, e por causa da fé ensinada, posteriormente pelo Espírito.
O diabo aproveita qualquer brecha, quando os pais negligenciam o ensino da fé, a criança está fadada a uma vida de pecado. E a esperança é que ela seja alcançada através de orações e pregações no decorrer da sua vida.
Eu fui um exemplo de mãe negligente e hoje, minhas orações são para a salvação de meus filhos. O mínimo que os pais ou uma mãe solteira pode fazer é frequentar e servir na igreja e levar seus filhos com ela, se forem crianças faltar ao culto nunca deve ser opção. Assim se cria o hábito, e depois eles vão seguir automaticamente, e ouvindo a palavra, vai ser bem mais difícil do diabo enganar eles.
A capacidade foi dada a todos nós, mas ao podem usufruir os que acreditam e agem de acordo com ela.
É bem mais fácil enfrentar um inimigo que você pode ver, do que um que não se pode ver, nem perceber sua presença, a vantagem que ele tem sobre mim é incomparável.
Imagina colocar uma pessoa de olhos vendados numa sala cheia de inimigos com porretes?
Acredito que esse exemplo é bem parecido com a decisão de acreditar mais no diabo(serpente) do que em Deus.
Fazendo um comparativo nem um pouco racional, digamos que a árvore do conhecimento do bem e do mal fosse esse quarto escuro onde Deus colocou todos os seus inimigos lá, para proteger o homem, por ser a imagem de Deus, e Deus não pode ser tocado ou destruído, o homem passou a ser o principal alvo dele.
Por isso Deus disse; dessa árvore não comereis, senão vai morrer.
Através dessa árvore estaria o acesso a esse quarto escuro que esconde a presença do inimigo e ele tem livre acesso, pois esse lugar é a jaula dele. Se nós colocamos dentro da jaula com um leão, com certeza ele vai nos devorar.
Esse lugar é figurativo, pois ele representa a desobediência, essa jaula não é física, assim como as árvores do jardim do Éden foram criadas antes da vegetação física da terra. São posições, pensamentos e comportamentos que a Bíblia também chama de espíritos.
Não tem como o cérebro humano encaixar essa explicação porque estamos limitados ao entendimento físico, onde todas as coisas que conhecemos e nomeamos tem um limite e corpo fisico.
Mas no espiritual o que vale são coisas que não são possíveis de se ver, mas o resultado delas sim. No mundo espiritual elas são visíveis antes de acontecerem, portanto um desejo, uma intenção, a fé, a essência que não ocupa espaço físico antes de ultrapassar pelo raciocínio (a mente, a alma, o pensamento) a barreira do espiritual para o físico, em intenção (q faz parte do ser individual) e ações (que executam a intenção).
Entenda que o pensamento não é a intenção ainda, pois no pensamento que é a área espiritual podem estar, você e os espíritos (Espirito Santo ou malignos), entenda que o diabo pode estar no mesmo lugar ( e claro, não na mesma posição) em que Deus está , exemplo dado no livro de Jó. Assim também Judas sendo do maligno andava com Jesus, e até mesmo se infiltrando nos pensamentos de Pedro para atingir Jesus.
Sei que é bem confuso de explicar, faz mais sentido na minha cabeça kkkkkk.
É no pensamento que somos tentados, algumas pregações não assumem a capacidade do diabo de manipular os pensamentos, acredito que esses ministros já estão sendo manipulados para manter o esconderijo do maligno.
Sim, ele não está no outro, ele está na minha e na sua cabeça, subestimar isso pode causar um estrago muito grande e talvez irreversível.
O pensamento é a área onde conversamos com os espíritos, nesse lugar ainda podemos aceitar ou rejeitar, se aceitamos ele desce pro nosso coração, vai para o comando cerebral e se prepara para ser transformado em ações.
Podemos rejeitar os pensamentos tanto do Espírito Santo quanto dos espíritos malignos, o discernimento espiritual é fundamental para que possamos estar preparados para identificar a fonte, tudo que é do maligno é contrário a palavra, mas a palavra no seu significado geral, muitos fracionam versículos e ignoram que pode existir em outra parte da palavra algo contrário, e para ter o equilíbrio uma terceira palavra, tudo ligado ao ensinamento que procede do Espírito Santo. E por que é assim?
Para que aqueles com intenção maligna e vanglória sejam envergonhados, ao tentar usar a palavra com intenção gananciosa e egoísta são desmascarados até mesmo por pessoas simples que se submetem a palavra, e o Espírito Santo dá a capacidade de entender.
Confiar no pensamento ou no senso comum humano, nos sentimentos ou em conselhos de pessoas, é a receita perfeita para andar no erro. O único lugar que podemos confiar é na palavra de Deus, estudar ela com a intenção de conhecer a Deus e obedecê-lo, aqueles que a estudam com intenção de vangloriar já erram na largada, e pode acontecer ao imaturo na fé , mas no tempo da maturidade, deixar as coisas velhas do passado para trás, e Deus vai restaurar.
Para exemplificar um pouco mais nossa área do pensamento, quase o tempo todo o Espírito Santo nos orienta através da nossa consciência a agir de forma correta, e nós sabemos que muitas vezes a rejeitamos, o problema é que rejeitar o conselho de Deus pode nos levar a cauterizar o coração, e mesmo que ele continue falando, deixamos de ouvi-lo.
O diabo aproveita para se fingir de anjo de luz, e muitas vezes lança conselhos em nosso pensamento que tem a mesma voz doce, recita versículos bíblicos, e nos convence com uma capa de boa intenção (aparente), quero dizer, nos convence mostrando o que os outros podem pensar de nós, e que seria contrário a intenção egoista do coração.
Vou dar um exemplo, digamos que alguém esteja procurando se casar, mas por causa da timidez ou algum defeito físico se sinta rejeitado, ele faz um plano; vou fazer parte do serviço da igreja, assim posso ser notado, e talvez chamar a atenção de alguém que poderia ser meu futuro cônjuge . Do lado de fora a intenção é maravilhosa aos olhos de quem vê, pois essa pessoa é vista como um servo de Deus, atende bem a obra e está sempre disponível, mas por dentro sua intenção é maligna, ela não percebe pois foi convencida pelo diabo , e achou que fosse um plano de Deus, mas não poderia ser de Deus, já que o serviço na obra deve ser exclusivamente para glória e honra de Deus e não pra arrumar um casamento.
Dessa mesma forma a Bíblia da o exemplo do casal Ananias e Safira, tudo que é serviço com a intenção de ser visto pelos homens é passível de ser morto como eles foram, mas muitos estão fazendo isso e ainda estão vivos , porque a misericórdia de Deus está dando tempo para arrependimento.
Eu mesma me vi algumas vezes tendo ações com essas intenções malignas, o arrependimento me fez crescer no Senhor e continuar crescendo, não que não tenha sido diariamente tentada a continuar fazendo isso, mas luto para discernir e resistir, sem me preocupar com as vezes que erro, mas procurando acertar sempre.
Comentários
Postar um comentário