Confiança em Deus ou Satanás?
A maioria das pessoas não sabem a consequência da escolha que fazem, quando decidem enganar, mentir, manipular, oprimir e outras coisas bem piores. Quando se age dessa forma, o que o comportamento está afirmando em fé é que se confia mais em Satanás, do que em Deus, porque a fé sem ação é morta e através da ação que mostramos a nossa fé .
Quando penso que, mesmo por um motivo muito nobre, preciso fazer todas essas coisas, eu estou querendo dizer; Deus me desculpe, mas nesse caso eu preciso fazer isso porque senão eu vou ter um problema bem mais sério, em outras palavras, Deus me desculpe, mas nesse problema aqui tenho que chamar uma pessoa que resolve o problema e não é o Senhor.
A distração nos impede de pensar, quanto mais procuramos ocupar a mente, menos tempo vamos ter pra pensar na nossa atitude e comportamento, a motivação e finalidade para isso. Agir por impulso ou na força do hábito, é deixar uma força estranha nos dominar, o hábito é saudavel, porque é um mecanismo projetado para economia de energia do ser humano, mas ele é programável. E isso é o que a maioria das pessoas, principalmente as pobres não sabem. A educação de uma criança consiste em criar hábitos saudáveis desde o nascimento, tanto na orientação quanto no exemplo, conforme ela é criada, assim ela será. Como as pessoa não sabem disso, elas não educam de forma correta e ao verem o péssimo comportamento, ainda oprimem, mas na verdade, estão olhando para o próprio espelho.
Para que nossos hábitos sejam de acordo com a vontade de Deus, precisamos saber a vontade Dele, primeiramente, não podemos confiar em nossos pensamentos para isso, porque é uma área dominada por Satanás, até que o expulsemos de lá resistindo ao mal que em todo tempo ele nos incita a fazer. Essa mudança de hábito no começo é bem difícil, mas com o tempo vai ficando automático, mas a vigilância deve estar sempre alerta, porque o inimigo está só procurando a brecha.
Acredito que na busca sincera pela motivação das nossas atitudes vamos encontrar a resposta sobre qual fé que estou me movendo.
Sei que pessoas constroem impérios ou grandes ministérios com motivação errada no coração, por causa da grandeza do que edificaram na carne e na terra, que não serve pra nada no Reino de Deus.
Se afirmo que eu tenho fé em Deus, obrigatoriamente sei que absolutamente nada que eu construir deve ser baseado em mentiras, manipulação e opressão. Mesmo que as circunstâncias me pressionarem e minha mente ficar tomada por sugestões de engano, eu preciso escolher Deus. Ainda que isso possa gerar algum dano presente, minha confiança ainda vai estar em Deus, e na perseverança e obediência o poder dele vai me conduzir a prosperidade.
Daniel foi governador na Mesopotâmia, mas antes disso, por fidelidade a Deus, foi jogado na cova dos leões. José, sofreu muito pela sua fidelidade a Deus, e no final se tornou governador do Egito. Tentar fugir de um pequeno incomodo ou sofrimento do presente momento, e achar que uma mentiria não é nada para se livrar de um problema bem maior, é colocar sua confiança no diabo.
Saber disso não é suficiente para resistir, mesmo porque agimos por impulso e na maioria das vezes não evoluímos um raciocínio lógico, apena agimos. O que normalmente gera um arrependimento logo em seguida, e Jesus já sabia disso, e nos disse que ele nos perdoaria do pecado qua ainda iríamos cometer.
A área do trabalho é a que mais tenta o crente a pecar, reconhecer essas coisas não é suficiente pra evitá-las, isso é apenas o primeiro degrau de uma longa escadaria. Tudo na teoria parece mais simples e aplicável, mas é na prática que os problema acontecem, sem experiência o conhecimento não serve pra nada. Salomão aplicou o conhecimento dele e logo depois entendeu que tudo na terra que o homem se esforça é vaidade, e mesmo sabendo disso, não conseguiu evitar sua queda.
Constantemente comparo minhas experiências de vida com a palavra, e até hoje não têm nada que eu tenha vivido, que já não tenha algum exemplo que ocorreu na vida de algum personagem. Por isso aplicar ao estudo bíblico é tão importante. Acredito que Deus me saparou para isso, desde o meu novo nascimento, ele têm me orientado a estudar a Bíblia como prioridade, meu ponto de vista não é baseado em livros escrito pelos homens, na verdade tenho receio de que isso possa me causar uma utopia, ou miopia, visto que a forma que Satanás engana os homens é tão sútil, que nem o homem mais sábio do mundo conseguiu discerni-lo. Hoje nos temos o Espírito Santo que nos ensina todas as coisas, e livros precisam ser lidos, não como verdade absoluta, mas como a opinião de alguém, que pelo domínio de um bom poder de persuasão, pode dizer coisas que por mais que se pareçam, não são de fato a verdade de Deus. Por outro lado, rejeitar a opinião dos outros faz com que nos tornemos arrogantes, presunçosos e solitários. Infelizmente me encaixo nesse grupo, estou no momento trabalhando meu caratér para ajustar essa falha, aprender a ouvir a opinião dos outros, ser mansa e ter a fala amigável, mas não permitir que entre poluição no meu coração. Isso não é falsidade, é humildade e bom senso, e tudo isso é uma ordenança de Deus.
Comentários
Postar um comentário