Tudo é vaidade
Pouco se fala das pessoas que não têm medo, são inteligentes e flexivel, se adaptam em qualquer lugar, são socialmente bem aceitáveis, têm habilidade com o Rapport, e quando parecem ser perfeitas demais, interiormente elas se agonizam silenciosamente.
Acredito que todas as pessoas com essas caracteristicas sofrem do mesmo problema; excesso de opção.
Quando se pode seguir todos os caminhos que desejar, a pergunta é; qual?
Ainda que se analise as opções mais viáveis, em todas elas tem ganho e perda, e no final, tudo termina no mesmo.
Nunca fez tanto sentido quando Salomão diz que é tudo vaidade.
Depois de alguns anos de experiência experimentando todas as vaidades que meu coração desejou e entendendo cada preço que se paga por elas, minha conclusão é que, a única coisa que vale a pena, é o Senhor com toda força do meu coração, os nossos próximos, nossa família na carne e na fé.
Quando existe senso de coerência suficiente para entender que, todo desejo têm um preço, as escolhas ficam um pouco mais difíceis, mas esse senso é adquirido quando, pelo excesso de opção, abraçar quantas parecerem mais atrativas, e como num looping, entender que tudo têm um preço.
As pessoas que não têm essa mesma facilidade se agarram na única opção viável, isso vai dar a estabilidade de um único caminho a seguir. Ainda que desejem fazer, ter ou ser isto ou aquilo, acreditam que não conseguiriam, e essa falta de coragem gera uma frustração, pela inveja e uma certa miopia do preço das coisas.
Tive algumas experiências na vida de conquistar coisas que outras pessoas sonhavam ardentemente, e pela graça de Deus, conseguir enxergar a vaidade e falta de valor nas coisas, pois perdem o valor depois da conquista, e a única conquista que me gerou mais poder e satisfação, foram a minha relação com meus pais, filhos e família e as pessoas que me rodeiam. Infelizmente descobri um pouco tarde, e perdi meu casamento.
Mas o excesso de possibilidades pode ser tão danoso quanto a falta de capacidade, pode parecer loucura o que digo, mas grandes gênios como Tesla, Alan Turim, Willian Sidis, não conseguiram lidar com o mar de possibilidades, que também é ilusório.
Outra forma de analisar como muitas opções podem nos travar, é a questão do relacionamento nos dias de hoje. A internet possibilitou infinitas conexões, e isso causou um boom na cabeça das pessoas, onde antigamente quando a opção era bem limitada, o casamento fluia bem mais fácil.
Se entramos numa sorveteria com mil sabores, o desejo de tomar sorvete diminui pelo desafio da escolha.
Portanto a genialidade só é desejada por aqueles que não entendem o preço que ela carrega.
No conforto de poucas opções de caminhos pra seguir, a paz e segurança, perfeição é andar apenas na direção que o Espírito Santo dá, então as opções serão apenas uma, o sim e o amém de Deus.
Por isso é tão importante nos desvencilharmos das coisas desse mundo, olhar para Deus e amar as pessoas.
Comentários
Postar um comentário