Pular para o conteúdo principal

O engano

““Cuidado com os seus amigos, não confie em seus parentes. Porque cada parente é um enganador, e cada amigo um caluniador. Amigo engana amigo, ninguém fala a verdade. Eles treinaram a língua para mentir; e, sendo perversos, eles se cansam demais para se converterem. De opressão em opressão, de engano em engano, eles se recusam a reconhecer-me”, declara o Senhor. Portanto, assim diz o Senhor dos Exércitos: “Vejam, sou eu que vou refiná-los e prová-los. Que mais posso eu fazer pelo meu povo? A língua deles é uma flecha mortal; eles falam traiçoeiramente. Cada um mostra-se cordial com o seu próximo, mas no íntimo lhe prepara uma armadilha. Deixarei eu de castigá-los?”, pergunta o Senhor. “Não me vingarei de uma nação como essa?””

‭‭Jeremias‬ ‭9‬:‭4‬-‭9‬ ‭NVI‬‬

https://bible.com/bible/129/jer.9.4-9.NVI



 Como o engano opera na nossa mente 

Em primeiro lugar vamos eliminar o maior engano de todos, o qual principalmente os crentes são enganados;


VOCÊ NÃO É UMA PESSOA BOA! 


“Como está escrito: “Não há nenhum justo, nem um sequer;”

‭‭Romanos‬ ‭3‬:‭10‬ ‭NVI‬‬

Se Jesus disse que não existe ninguém bom somente Deus, e você acredita totalmente que você é uma pessoa boa, quem está errado? 

Podemos começar a partir daí pra entender como o engano funciona. Porque temos tanta certeza de algo, enquanto todos estão vendo que estamos errados, e nós não conseguimos enxergar o óbvio? Mesmo que as pessoas nos expliquem que está errado, nós insistimos naquela “certeza” porque sua mente está totalmente tomada por esse pensamento. E para os crentes é ainda pior, porque eles acham erroneamente que tudo o que está no seu pensamento é Deus, e é aí que o desastre começa. 

Vamos basear na Bíblia;


Por que tomamos decisões erradas? 

Por que dizemos e fazemos coisas e nos arrependemos depois? 

Por que não conseguimos enxergar o óbvio, ou achamos que ninguém está enxergando, enquanto é visível pra todo mundo? 

Por que fazemos coisas que parecem fazer sentido por um instante, mas não compartilhamos com ninguém porque sabemos que as pessoas vão condenar nossa atitude, mas nós procuramos algum motivo invisível pra que isso faça sentido. 

Por que condenamos atitudes dos outros e quando fazemos da mesma forma achamos que somos inocentes? 

Porque não nos preocupamos com o dano da consequência de nossa atitudes egoístas, cheias de ganância ou inveja? 

Tudo isso e muito mais, podemos chamar de engano. E vamos explorar a fundo na Bíblia como que esse mecanismo opera em nós. 

Até onde vai a nossa autonomia? O nosso livre arbítrio? se Deus pode nos entregar a comportamento reprovável, pode nos dar fé,  pode nos dar a capacidade de pensar na forma assertiva de ganhar dinheiro, somos “escolhidos de Deus” para sermos salvos, mas também pode cegar os nossos olhos para que não entendamos, o diabo pode nos enganar e conduzir nosso comportamento, e tantas outras evidências bíblicas de que podemos ser manipulados tanto pro bem quanto pro mal. 

Fica parecendo no final que tudo o que acontece na nossa vida é de responsabilidade de um terceiro, já que obedecemos os comandos que vem do coração. Se não controlamos nossas atitudes, quem controla? E porque somos responsáveis por elas? 

Uma criança reponde a estímulos e impulsos que chegam na mente dela, como esses 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Porquê da oração em línguas

Hoje eu acordei com tanto desejo de orar, mas, quando comecei, minha mente ficou inundada com muitas informações e dúvidas. Sem saber a direção e com um bloqueio mental, comecei a orar em línguas. Senti-me tão guardada, protegida, porque Deus pensou em cada detalhe da nossa vida e preparou tudo o que precisávamos.  Ele sabia que, com a nossa mente sendo invadida pelo inimigo enquanto estamos na Terra, e por causa da nossa fraqueza, teríamos dificuldade em fazer oração. Então Ele enviou Seu Santo Espírito para interceder por nós, em uma língua que não conhecemos, para que não atrapalhássemos a oração com nossa falta de fé. “Da mesma forma, o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações conhece a intenção do Espírito, porque o Espírito intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus.”  Romanos 8:26-27 Mas Ele precisa da nossa autorização. Ele precisa que...

Nossa ações e suas consequências

Não temos controle sobre o que acontece em nossas vidas, porque são consequências das nossas escolhas. Mas sim, temos controle sobre nossas escolhas — quando escolhemos simplesmente obedecer a Deus porque cremos que Ele é bom e nos quer bem. Mesmo que nossos desejos apontem em uma direção contrária, entramos na promessa d’Ele. As consequências sempre vêm acompanhadas da ação. A Bíblia chama isso de frutos. A semente são nossas escolhas, que seguem com atitudes, mesmo que as palavras que saem da boca possam ser falsas, numa tentativa de esconder a escolha. As atitudes que se tornam as coisas que acontecem ao nosso redor são como árvores. Quando escolhemos algo, plantamos uma semente, que cresce e se torna uma árvore — ou seja, comportamentos e realidades que já não podem ser controladas, porque uma árvore cresce de acordo com a semente. E, quando estamos vivendo determinadas atitudes, ainda não percebemos as consequências. Mas elas virão. Os frutos não podem ser impedidos de aparecerem ...

Dissernimento de Espiritos

  Na Bíblia, o dom de discernimento de espíritos  é um dom do Espírito Santo que permite identificar a origem e o propósito das manifestações espirituais, distinguindo entre o que é de Deus e o que é de espíritos malignos .  É uma capacidade de discernir a verdade da mentira, o bem do mal, e a origem das palavras e ações, ajudando a discernir o caráter das pessoas e a origem das manifestações espirituais.   As escrituras mencionam “discernir os espíritos” como um dom do Espírito (1 Coríntios 12:10.  Significa “entender ou conhecer alguma coisa pelo poder do Espírito . Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus , porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. 1 Joao 4;1 "Os propositos do coracao do homem sao aguas profundas, mas quem tem discernimento os traz a tona." Proverbios 20;5