“Então fui à casa do oleiro, e o vi trabalhando com a roda. Mas o vaso de barro que ele estava formando estragou-se em suas mãos; e ele o refez, moldando outro vaso de acordo com a sua vontade. Então o Senhor dirigiu-me a palavra: “Ó comunidade de Israel, será que eu não posso agir com vocês como fez o oleiro?”, pergunta o Senhor. “Como barro nas mãos do oleiro, assim são vocês nas minhas mãos, ó comunidade de Israel. Se em algum momento eu decretar que uma nação ou um reino seja arrancado, despedaçado e arruinado, e se essa nação que eu adverti converter-se da sua perversidade, então eu me arrependerei e não trarei sobre ela a desgraça que eu tinha planejado. E, se noutra ocasião eu decretar que uma nação ou um reino seja edificado e plantado, e se ele fizer o que eu reprovo e não me obedecer, então me arrependerei do bem que eu pretendia fazer em favor dele.”
Jeremias 18:3-10 NVI
Deus cria o vaso, e pode recria-lo conforme ele fez conosco pois somos nova criatura, que pelo intermédio de Jesus chegou até nós.
Perceba que Deus decreta benção e maldição, mas não modifica a atitude das pessoas, a decisão de fazer o que Deus aprova ou reprova é de total responsabilidade do homem.
““Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam, e para que vocês amem o Senhor, o seu Deus, ouçam a sua voz e se apeguem firmemente a ele. Pois o Senhor é a sua vida, e ele dará a vocês muitos anos na terra que jurou dar aos seus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó”.”
Deuteronômio 30:19-20 NVI
““Entrem pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que leva à perdição, e são muitos os que entram por ela. Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram.”
Mateus 7:13-14 NVI
Por que a maioria dos crentes continuam pecando mesmo sabendo que estão pecando? Por que eles acham que não haverá punição?
Já ouvi muitos defenderem que uma vez salvo, salvo para sempre não importam o que fazem, Jesus já perdoou uma vez por todas todos os pecados. Mas a Bíblia não diz isso, Jesus perdoou os pecados futuros sim, mas qual a motivação do coração?
Já vi muitos pecando por estar sendo enganados pelo diabo e por um conhecimento raso da Bíblia, outros achando estarem sendo zelosos demais não percebem quando perdem o equilíbrio da santidade, já outros que negam a verdade, andam nos seus próprios desejos achando que Deus não está vendo, ou confiando na misericórdia de Deus que vai ver eles pecando e vai dar um tapinha nas costas e dizer, está tudo bem.
A verdade é que não importa como pecamos, se não houver um arrependimento genuíno, uma aversão aos pecados cometidos no passado não tem como obedecer a palavra. Sem obediência não existe fé e sem fé é impossível agradar a Deus, a salvação só acontece por meio da fé , então percebemos que nossa atitude importa sim. É por meio dela que nossa fé é comprovada.
Talvez alguém questione, desse jeito as pessoas da minha igreja vão quase toda pro inferno. De fato isso é uma profecia Bíblica. Não aconselho ninguém a andar segundo o que está vendo no comportamento de outro, apenas se esse comportamento for de acordo com a palavra de Deus.
Como podemos conviver no meio de pessoas que por mais que se reúnem e que falam de Deus são falhas, egoistas é fofoqueiras, gananciosas e maldizentes?
Em primeiro lugar olhando para dentro de si, e você vi perceber que também tem atitudes tal, e que é muito fácil ver nos outros e quase impossível ver em si mesmo. Precisamos aproveitar cada pensamento contra o próximo pra nos julgarmos e percebem que provavelmente estamos fazendo a mesma coisa. O certo é enxergar isso e sentir vergonha, não esconder, mas reconhecer que seu comportamento está errado. Só isso já vai te ajudar e muito a conviver com os outros, porque vc também vai se colocar no lugar deles se alguém chegar para confrontar, de que forma você gostaria de ser exortado? É importante entender que nem todos são igual a você e deve respeitar a vontade do outro. Se até Deus respeita a sua vontade quem é você para não respeitar a de alguém.
Deus respeita a nossa vontade, mas ele aplica consequências a ela, e para isso existe o espírito da desobediência que opera nos filhos da desobediência, aqueles que escolhem pela desobediência, porque mesmo Deus sendo nosso pai ele permitiu que você escolhesse entre ser filho Dele e ser filho do diabo.
Escolher entre fazer o bem e o mal é uma decisão individual e existe um destino reservado a cada um desses caminhos, espero que isso te faça entender o que é o destino que a Bíblia fala, não é um destino um formato para sua vida, mas é um destino já traçado pela atitude e não pessoas criadas com destino certo, mas o caminho que elas escolhem tem um destino certo. Se escolhemos o bem teremos todo o destino do bem, se escolhemos o mal teremos todo o destino do mal.
Por isso muitos Cristão estão entrando no erro, eles acham que tudo que fazem é direcionado por Deus, sem analisarem na palavra qual a vontade de Deus, eles acham que não precisam escolher, é apenas seguem seus pensamentos, mesmo vendo o dano acontecendo não se arrependem, não se convertem do mal caminho.
“Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito, e isso é representado pelo batismo que agora também salva vocês—não a remoção da sujeira do corpo, mas o compromisso de uma boa consciência diante de Deus—por meio da ressurreição de Jesus Cristo,”
1Pedro 3:18, 21 NVI
Olha só isso; “ O COMPROMISSO DE UMA BOA CONSCIÊNCIA DIANTE DE DEUS”
Muitas vezes erramos tentando acertar e até mesmo achando que estamos fazendo o bem. Isso é uma boa consciência , o problema é quando somos exortados por essa ação revelando assim que não é algo bom ou algo certo por mais que parecia ser. Nessa hora se deixarmos, quem vai tomar forma não é o arrependimento mas sim arrogância, orgulho.
Comentários
Postar um comentário